Perspectivas para el desarrollo social paraguayo a través de la cooperación en ciencia y tecnología en el ámbito del MERCOSUR
- Autores
-
-
Gabriela Dorneles Ferreira da Costa
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
-
- Palavras-chave:
- desenvolvimento social, Paraguai, cooperação internacional, MERCOSUL, ciência e tecnologia
- Resumo
-
O presente estudo visa contribuir com o debate sobre aspectos não tradicionais da cooperação internacional no âmbito do MERCOSUL. Especificamente, aqui se aborda a questão do desenvolvimento social através da cooperação em ciência e tecnologia. A hipótese adotada nesta pesquisa é a de que, para além do aspecto econômico tradicional, este tipo de cooperação internacional possui potencial de transformar a realidade social do Paraguai através de impactos positivos diretos sobre a educação, a inclusão produtiva, a melhora de condições laborais e o combate às desigualdades. A escolha do Paraguai está relacionada à percepção de que a cooperação em ciência e tecnologia pode oferecer benefícios para além da melhora de indicadores estritamente econômicos. Além disso, argumenta-se que o MERCOSUL seria o melhor espaço para a promoção deste tipo de cooperação, pois é o organismo de promoção de integração e de cooperação regional mais bem institucionalizado da América do Sul, sendo responsável pela maior parte das iniciativas que guardam semelhança à proposta neste trabalho. Do ponto de vista social, o trabalho cumpre a função de colocar em debate a necessidade de continuidade de projetos de cunho social mesmo durante períodos em que instituições internacionais, especialmente o MERCOSUL, passam por reformulações de suas prioridades, voltando-se a um debate mais restrito à área comercial.
- Downloads
-
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
- Biografia do Autor
- Referências
-
Castells, M. & Tyson, L. D. (1988). High Technology Choices Ahead: Restructuring Independence in Growth, Exports and Jobs in a Changing World. Washington: Transaction Books.
Evans, P. (2004). Autonomia e Parceria: Estados e transformação industrial. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.
Gilpin, R. (1987). Political Economy of International Relations. Princeton: Princeton University Press.
López, A. C. (2014). La dimensión MERCOSUR: capítulo Paraguay. Assunção, Paraguai: Fondec.
MERCOSUL. (14 de Fevereiro de 2017). Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia no MERCOSUL. Recuperado de http://www.recyt.mincyt.gov.ar/
MERCOSUL. (1991). Tratado de Assunção. Assunção.
MERCOSUL. (1992). Resolução nº 24/1992. Las Leñas: GMC.
MERCOSUL. (2012). Plano Estratégico de Ação Social do MERCOSUL (PEAS). Assunção: Tekoha.
Moreira Júnior, H. (2014). Reflexões sobre Desenvolvimento,inovação e competição internacional. Textos de Economia, 17(2), 09-30.
Ribeiro, C. C. (2016). Overlapping Regionalism e Proliferação de Instituições na América Latina: Complementariedade e Fragmentação nas Agendas Regionais. (Dissertação de Mestrado). São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas”, Unesp, Unicamp, São Paulo.
Ribeiro, M. C., & Baiardi, A. (2014). Cooperação internacional em ciência e tecnologia: refletindo conceitos e questões contemporâneas. Contexto Internacional, 32(2), 585-621.
Ronconi, G. B. (2013). A inovação na era multipolar: a tecnologia como fator estratégico para o Brasil. Anais Seminário Brasileiro de Estudos Estratégicos Internacionais (SEBREEI). Porto Alegre.
Soares, C. F. (1994). A cooperação técnica internacional. In: J. Marcovitch (Ed.), Cooperação internacional: estratégia e gestão. São Paulo: Edusp.
Taylor, M. Z. (2005). An International Relations Theory of Technological Change. Georgia.
Troyjo, M. P. (2003). Tecnologia e diplomacia: Desafios da cooperação internacional no campo científico-tecnológico. São Paulo: Aduaneiras.
Vitelli, M. (2015). Argentina, Brasil y la defensa en América del Sur: las identidades estratégicas y la seguridad regional. Cuadernos de Política Exterior Argentina, 121, 1-44. - Downloads
- Publicado
- 2017-12-22
- Seção
- Artigo Originai