Sobre a Revista

APRESENTAÇÃO
O Instituto Social do MERCOSUL (ISM) publica a Revista MERCOSUL de Políticas Sociais (RMPS), com o objetivo de promover a geração e a divulgação de conhecimento especializado sobre os sistemas de proteção social vigentes nos países que compõem o MERCOSUL. Além disso, a revista busca consolidar um grupo sólido de pesquisadores, acadêmicos e especialistas técnicos com experiência na análise das prioridades estabelecidas para a integração social do MERCOSUL.
A Revista é uma publicação científica com arbitragem acadêmica, conta com o respaldo dos departamentos de pesquisa dos Estados-membros do bloco e do departamento de pesquisa e promoção de políticas sociais regionais do ISM, assim como com alianças estratégicas estabelecidas com universidades públicas da região.
ÂMBITO E TEMÁTICA
A Revista MERCOSUL de Políticas Sociais (ISSN impresso: 2523-0891; ISSN online: 2663-2047) é uma publicação científica do Instituto Social do MERCOSUL. Constitui-se em um meio à disposição da comunidade de acadêmicos, técnicos e formuladores de políticas sociais da região para expor seus trabalhos; favorecer a publicação e o intercâmbio de conhecimentos dentro da comunidade de cientistas, acadêmicos, técnicos estatais e políticos que atuam no campo das políticas públicas sociais.
Os artigos poderão tratar de estudos sobre os sistemas de proteção social dos países do MERCOSUL.
Aceitam-se trabalhos de Pesquisa Original, Artigo de Revisão, Cartas ao Editor, Resenhas de Livros e Seções especiais como Temas de Debate, Ensaios, Reflexões, Análises de Experiências e Apresentações em Congressos.
PERIODICIDADE, IDIOMA, FORMATO E GRATUIDADE
A Revista surgiu em 2017 e foi publicada semestralmente até 2021. A partir de 2025 adota a periodicidade anual, sendo publicada no mês de novembro de cada ano.
Aceita manuscritos em espanhol, português e inglês, com título, resumo e palavras-chave traduzidos para esses três idiomas.
A revista é editada em formato eletrônico sob a modalidade de acesso aberto.
O conteúdo publicado está totalmente disponível de forma gratuita. O envio e a publicação dos artigos não estão sujeitos a nenhum custo.
CRITÉRIOS DE ORIGINALIDADE
Os manuscritos devem ser originais e inéditos – não podem ter sido publicados ou estar em processo de avaliação em qualquer outra revista científica ou meio de divulgação. A RMPS adota processo de avaliação por pares, valorizando especialmente os seguintes aspectos: originalidade do estudo; atualidade e inovação; relevância dos resultados e contribuição para o conhecimento científico; qualidade metodológica; apresentação: redação (clareza, concisão, precisão), organização (coerência lógica) e uso de referências bibliográficas atualizadas.
O envio de manuscritos à revista para publicação implica a aceitação de todas estas condições.
A RMPS não se responsabiliza pelas opiniões, resultados e pontos de vista sustentados pelos autores em suas diferentes formas e modalidades de participação na revista.
ACESSO ABERTO
A Revista MERCOSUL de Políticas Sociais é de acesso aberto; todo o conteúdo está disponível gratuitamente para os usuários. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, bem como utilizá-los para qualquer outro propósito legal, sem necessidade de permissão prévia do autor.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Todo o conteúdo da revista é publicado sob a Licença Creative Commons CC BY, que permite conservar os direitos autorais, ao mesmo tempo em que os usuários podem compartilhar, copiar e redistribuir; adaptar, remixar, transformar e criar a partir do texto dos artigos em qualquer meio ou formato, para qualquer finalidade, inclusive comercial. Essas ações não requerem permissão prévia do autor, sendo apenas necessário citar e referenciar a fonte utilizada.
POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO
A revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, permitindo a criação de arquivos permanentes da revista com fins de preservação e restauração.
São realizadas cópias de segurança periódicas dos arquivos da Plataforma de Gestão Editorial (Open Journal System, OJS).
POLÍTICA DE AUTOARQUIVAMENTO
A revista aceita publicar colaborações previamente apresentadas em servidores de preprints.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores cujos artigos são aprovados para publicação conservam os direitos autorais e cedem à revista o direito da primeira publicação.
DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE
Os nomes e os endereços de e-mail inseridos nesta revista serão usados exclusivamente para os fins nela estabelecidos e não serão fornecidos a terceiros ou utilizados para outros propósitos.