a

A Lei de Maquila e a dinâmica produtiva no território fronteiriço de Pedro Juan Caballero (Paraguai)

Autores
  • Vivian Letícia Aguero Godoy

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Brasil
  • Eliana Lamberti

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Brasil
Resumo

O desafio para compreender a dinâmica maquiladora materializada nas empresas instaladas em Pedro Juan Caballero (PJC) exigiu buscar alguns contornos teóricos capazes de explicar a nova dinâmica industrial global, bem como analisar os pressupostos da Lei da Maquila. Do ponto de vista metodológico, o referencial teórico correspondeu às abordagens conceituais oferecidas pela geografia (especialmente em sua vertente econômica e política) e pela sociologia. A pesquisa empírica alimentou-se na coleta de dados secundários e primários. As Empresas Maquiladoras instaladas neste território fronteiriço são expressão da divisão regional do trabalho com características da industrialização periférica pautadas nos recursos vantajosos de produção como mão-de-obra barata, incentivos fiscais pela Lei de Maquila, água e energia elétrica. O que poderia ser uma oportunidade para se industrializar, acaba sendo mais uma forma de sobrevivência do mecanismo local e global, organizando-se de acordo com as exigências empresariais externas. 

Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Biografia do Autor
  1. Vivian Letícia Aguero Godoy, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Brasil

    Administradora, Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

  2. Eliana Lamberti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Brasil

    Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Cover Image
Downloads
Publicado
2020-12-18
Seção
Artigo Originais

Como Citar

A Lei de Maquila e a dinâmica produtiva no território fronteiriço de Pedro Juan Caballero (Paraguai). (2020). Revista MERCOSUL De Políticas Sociais, 4, 159-175. https://doi.org/10.28917/ism.2019-v4-159