Secções da Revista
A RMPS aceita para publicação os seguintes tipos de manuscritos:
- Pesquisa Original
Artigos de pesquisa primária nos quais são divulgadas diretamente as descobertas mais recentes de um estudo realizado.
O manuscrito deve ser organizado na seguinte ordem:
- Título: não deve exceder 8 a 12 palavras
- Resumo: escrito em um único parágrafo e com até 250 palavras.
- Palavras-chave: 5 descritores que representem o conteúdo do artigo.
- Introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusões: O desenvolvimento do manuscrito é limitado a 3500-5000 palavras.
- Referências: deve ter no mínimo 15 referências bibliográficas e no máximo 35.
- Agradecimentos (se houver)
- Indicar se a pesquisa teve financiamento de alguma instituição.
- Declaração de conflito de interesses
- Declaração de contribuição dos autores
O título e as palavras-chave devem ser apresentados nos três idiomas da revista (espanhol, português e inglês).
- Artigos de revisão
Artigos que sistematizam o estado da arte sobre um tema ou problema, identificando aspectos relevantes conhecidos, desconhecidos e controversos.
O manuscrito deve ser organizado na seguinte ordem:
- Título: não deve exceder 8 a 12 palavras
- Resumo: escrito em um único parágrafo e com até 250 palavras.
- Palavras-chave: 5 descritores que representem o conteúdo do artigo.
- Introdução, metodologia, desenvolvimento – pode ter vários subtítulos –, discussão, conclusões: O desenvolvimento do manuscrito é limitado a 5.000 a 6.500 palavras.
- Referências: Os artigos de revisão devem usar como fonte artigos originais em um mínimo de 35 referências bibliográficas e um máximo de 50.
- Agradecimentos (se houver).
- Financiamento.
- Declaração de conflito de interesses.
- Declaração de contribuição dos autores.
O título e as palavras-chave devem ser apresentados nos três idiomas da revista (espanhol, português e inglês).
- Editorial
Documento breve escrito pelo editor da revista ou por um especialista convidado. O texto apresenta ao leitor os temas abordados na edição da revista.
- Cartas ao Editor
Documentos breves enviados ao editor da revista em resposta a algum trabalho publicado pela revista. A seção está aberta para o envio de autores.
O texto deve ser organizado na seguinte ordem: título, desenvolvimento do trabalho e algumas referências, se o autor desejar. Os títulos e subtítulos do corpo do texto devem ser numerados com algarismos arábicos. O título principal não deve exceder 8 a 12 palavras. O desenvolvimento da carta é limitado a 1000 palavras.
- Resenhas
Essas colaborações podem revisar livros, pesquisas, relatórios e outros tipos de publicações sobre a temática da revista e da região do MERCOSUL. O texto terá no máximo 2.500 palavras. No cabeçalho do texto, deve-se especificar o autor, título, editora, local e data da publicação resenhada. A Equipe Editorial da RMPS terá o poder exclusivo de encomendar as resenhas a pessoas de referência nas políticas sociais da região do MERCOSUL. Não serão publicadas resenhas não solicitadas expressamente.
- Seções Especiais
A RMPS dispõe de espaços abertos de conteúdo variável que podem ser dedicados a temas atuais e de especial relevância. Podem ser: Temas de Debates, Ensaios, Reflexão, Análise de Experiências, Apresentação em Congressos. O texto deve ser disposto na seguinte ordem: título, desenvolvimento do trabalho e algumas referências. Os títulos e subtítulos do corpo do texto devem ser numerados com números arábicos. O título principal não deve exceder 8 a 12 palavras. O desenvolvimento do manuscrito é limitado a 1000 palavras. A seção está aberta para o envio de trabalhos por parte dos autores, bem como poderá ser solicitada pela Equipe Editorial da revista.